25 janeiro 2003



Companheiros blogueiros,

Após suar várias camisas, respirar poeira, aturar um monte de malas e levar muita porrada nos ombros a título de abraço (pra felicidade da minha bursite) naquela caravana pelo país, a Pobretour, eu achei que a minha vida fosse voltar ao normal. Que nada. Quando pensei em reunir os amigos pra uma peladinha lá na Granja do Torto, a Marisa me aparece com as malas prontas, dizendo que a gente ia pra Porto Alegre participar de um Fórum e depois prum outro na Suíça. Ainda tentei argumentar porque ir tão longe se em Brasília tem um fórum pertinho do Palácio, mas não adiantou. Vocês sabem como é mulher. Quando cisma com uma coisa...

Agora, depois de novamente dar centenas de autógrafos e levar outras tantas porradas no ombro, estou hospedado num hotel aqui em POA (é assim que os gaúchos chamam a cidade) com a Marisa, o Demerval, meu ajudante-de-ordens que vocês já conhecem e um monte de aspones, aguardando mais um daqueles eletrizantes seminários.

Enquanto isso, vou matando o tempo escrevendo essa coluna pra... âhnn... o que foi Demerval? Telefone pra mim? Quem é? Quem??!! O Hugo Chávez? Ele tá na recepção do hotel me esperando? Ah, manda dizer que eu não tô, que eu fui na esquina... Caramba, esse Chávez num me larga. Eu não agüento mais. O cara não sai do meu pé. Parece chiclete. Ele agora não arreda mais do Brasil. Por isso que os venezuelanos querem a renúncia dele. Ele passa mais tempo aqui do que lá! Aonde eu vou, o Hugo vai atrás. Só falta aparecer um José pra completar o inseparável trio Huguinho-Zézinho-Luizinho. Tudo bem, eu criei o Clube dos Amigos da Venezuela, mas de tanto que ele fica grudado, os outros presidentes vão achar que é um clube gay... E aqui é Porto Alegre e não Pelotas!

Voltemos ao que interessa. Como eu ia escrevendo... O que foi agora, Demerval? Quem caiu? O Presidente do Banco Central caiu? Como, se eu estou aqui e não o demiti? Cuméquié? O Meirelles caiu numa calçada lá na Suíça e quebrou o tornozelo? Outro ministro no hospital? Eu vou mudar o nome da Esplanada dos Ministérios pra Esparadrapo dos Ministérios. Primeiro, foi o Amaral com pneumonia. Agora, o Meirelles toma um estabaco suíço. Engraçado é que os fiscais de ICMS do Rio vão até lá abrir contas e ninguém cai. Depois o pessoal ainda fica perguntando por que eu coloquei um médico como Ministro da Fazenda. Viu como era necessário?

Efetivamente, tenho que ir. Demervaaaaaaaal, vê se o Hugo Chávez já foi embora, senão vamos ter que descer pela escada de incêndio...

PT Saudações,

Lula, o Luiz Inácio.