25 novembro 2004

Ora, pombas


* 12.04.2004 + 23.11.2004

Na 3a feira passada, um pombo foi encontrado morto com um tiro no peito na Barra da Tijuca (RJ). Um suspeito foi detido, interrogado na DP e liberado por falta de testemunhas. Pegaram o "corpo" e tentaram entregá-lo no Instituto de Criminalística. Nada feito. Não se faz perícia em cadáveres por lá. Rabecão parte em direção ao Instituto Médico-legal. Lá, se faz a perícia, mas cadê a guia de remoção do cadáver? Rabecão retorna pra DP e ufa, guia expedida. De volta ao IML, perícia realizada.

O laudo foi assinado por dois peritos e como a ave não tinha nome nem dono, foi identificada pelas características físicas. Tamanho: 34 cm. Cor: cinza, preto e branco. Sinais particulares: nenhum. Causa mortis: hemorragia em decorrência de ação pérfuro-contundente. A ave foi vítima de uma PAF (perfuração por arma de fogo).

Por fim, o diretor do IML, Roger Ancillotti, mandou essa: "ninguém reclamou o corpo. A família não o procurou. Assim, a ave foi tratada como indigente e levada pela empresa que recolhe o lixo hospitalar do IML para ser enterrada."

Em solidariedade a mais uma vítima de bala perdida no Rio de Janeiro, a associação de pombos da cidade tomará as seguintes providências:

* colocação de faixas pretas nos peitoris dos prédios da cidade em sinal de luto pela morte do amigo.
* os pombos-correio farão greve de advertência por 24 horas, podendo estendê-la por prazo indeterminado.
* elaboração de um abaixo-assinado para a inclusão como crime hediondo do pombícidio na legislação penal.
* colocação de faixas nas praças da cidade, com a inscrição "Bosta Já". Os pombos prometem uma cagação intensa em cima de todos que passarem pelas praças.
* realização de uma passeata domingo de manhã na Rua Marquês de Pombal.
* confecção de camisetas com a mensagem "Eu sou da paz, pombas!".
* criação de uma Organização não-governamental para defesa dos pombos: a PONG.
* gestão junto a governadora Rosinha Garotinho para lançamento do programa da casa própria dos pombos: o "Pombal a um real".
* realização de shows com Ivete Sangalo, a musa dos pombos ("poeira, levantou poeira"), para arrecadação de fundos para novas campanhas. A primeira será em defesa dos pombos deficientes, os chamados "pombos sem asa".
* transformação de um dia do ano em feriado para homenagear o maior símbolo da raça pombal: a Pomba-Gira.



Sem terra?

Se aumentar o número de assassinatos dos sem-terra, o pessoal do MST vai ter que mudar o nome do movimento para Movimento dos Se Enterra.

Nenhum comentário: