11 março 2003



Oi, gatinhos e gatinhas. Eu sou a Adora Rósnai. Estou por aqui tentando responder as suas info-dúvidas. Claro, isso quando sobra um tempinho lá no Caderninho e os meus trinta e oito bichanos me dão um descanso. Vamos a nossa consulta de hoje. Quem escreve é o blogueiro Beto Santos:

“Tia Adora, outro dia tentei deixar um comentário elogioso no blog da Cora Rónai, mas apareceu a seguinte mensagem: Sorry, the owner of this blog has banned your IP address from posting comments”. O que isto significa? Eu nunca mais vou poder escrever lá? Por favor, me ajude. Fazer comentários diários no blog da Cora significa muito pra mim.”

Caro Beto. Vamos tentar esclarecer o assunto. Em primeiro lugar, segundo tradução feita pelo nosso (meu e da Cora) amigo em comum, Millôr Fernandes, durante um chazinho básico numa livraria do Leblon, significa um pedido de desculpas, porque a proprietária do blog baniu seu endereço eletrônico para postar comentários. Já o nosso outro amigo em comum (de novo, meu e da Cora), o B. Pioroupô, a mensagem significa CTRL ALT DEL pra você no blog dela.

Vou te confessar uma coisa. Eu também fui banida de lá. Acho que rolou uma certa inveja do meu sucesso aqui no seu blog. Deve ser também porque, assim como você, sou contra os hackers, não passo o reveillon e o carnaval às custas de cervejarias e nem gosto de ser bajulada por uma claque de internautas.

De qualquer maneira, vamos tentar compreender a situação. Ela anda muito confusa, atualmente. Ela está escrevendo em dois cadernos de estilos completamente diferentes e quando você começa a ler, não sabe se está no Info ou no Segundo. Qualquer dia, terão que criar um novo caderno por lá, o Infundo, pra melhor entendimento do estilo literário.

Pode ter certeza, caro Beto, que ela vai rever essa situação. Não por você, claro. Mas para ficar coerente com a postura democrática dela. Afinal, não fica bem pra alguém que defende veemente a democracia na internet, o chamado território livre, sem censuras ou “owners”, que participa de caminhadas usando camisetas contra candidatas a governadoras, que divulga sites de protestos e que assina listas de apoio à jornalistas processados por políticos, tomar uma atitude como esta, que nos cora de vergonha.

Miau pra todos vocês, gatinhos e gatinhas.