27 julho 2006

Oh, Minas Gerais!

* Em Tiradentes, há um local onde os chatos podem se encontrar:



* Em Ouro Preto, no centro histórico e arredores não há um local plano. Nem 10 metros. Nada. A cidade confirma aquela máxima de que "tudo o que sobe, desce".

* Visitei várias igrejas (pagando a entrada, é claro) e vi apenas um padre. Acho que eles viajam nas férias de julho para outras cidades.

* A família de Antonio Francisco Lisboa, o "Aleijadinho", é um verdadeiro monopólio da arte barroca nas cidades históricas mineiras. Tudo foi feito por ele, pelo pai, pelo tio etc. Não sobrou pedra-sabão pra mais ninguém. De provocar inveja nas famílias Sarney e ACM. Um verdadeiro nepotismo escultural.

* Os móveis rústicos que são vendidos na região são todos feitos com madeira de demolição. Pela quantidade de lojas que oferecem esse tipo de mobiliário, eles já devem ter demolido milhares de construções. No dia que não tiverem mais nada pra demolir, eles vão fabricar os móveis com o quê?

*. Hora do almoço. Pequeno restaurante a quilo em Ouro Preto. Lotado. As pessoas chegavam na porta e perguntavam se tinha lugar. No caixa, bem na entrada do sobrado, o dono se virava atendendo os clientes, dando troco, informando se havia vaga etc.

Bem em frente ao caixa, um rapaz lia tranqüilamente o seu jornal aberto sobre a mesa, totalmente desinteressado do que ocorria a sua volta. Era o filho do dono.

* Na entrada de Congonhas, parei num posto de informação turística na entrada cidade. Abri a janela do carro e um senhor com um crachá de guia emitido pela prefeitura começou a falar sem parar sobre as atrações de Congonhas e das outras cidades. Não consegui interromper o cara nenhuma vez durante os 10 minutos que ele falou direto. Chegou a repetir frases completas, como numa gravação em looping.

Pra ser um legítimo operador de telemarketing turístico só faltou colocar as frases no gerúndio.

* Se você for visitar a região de carro e alguém te disser pra seguir pela "Estrada Real", isso não ajuda em nada. Porque todas as estradas da região são chamadas de "Estrada Real". Prático, não?

* Pra terminar, casal conversando em Tiradentes:

- Querido, que marca de cerveja é essa que o moço do bar tá gritando?
- O que ele está gritando?
- Parece que é uma tal de cerveja "aleijadinho"...
- É cerveja "geladinha", mulher...
.