02 maio 2004

Esquete

Publicado no “Calça Justa”, do “Elasporelas, outro dia:

O ALMOÇO
Beto Santos


Almoço de domingo. À mesa, o pai, a mãe, a filha e o genro (Adalberto).

(Pai - entre uma garfada e outra, com a voz triste)

- Sabe, meus filhos, a nossa situação financeira não é boa...

(Mãe pára de comer e o genro continua comendo)

(Filha - cara de surpresa)

- Como assim, papai?!

(A mãe começa a soluçar e o genro ergue um pouco a cabeça)

(Pai - balançando a cabeça)

- A sua mãe pediu pra que eu não contasse pra vocês, mas eu não consegui me segurar. Estamos endividados...

(A mãe tira os óculos, pega um guardanapo, o genro abaixa a cabeça e continua comendo)

(Filha - cara de mais surpresa)

- Mas papai, como assim, endividado?

(A mãe começa a chorar e o genro ergue um pouco a cabeça)

(Pai - balançando mais a cabeça)

- Dívidas, querida. Remédios, plano de saúde, condomínio, tudo aumentando e a minha aposentadoria... cada vez mais uma mixaria... tive que procurar um agiota...

(A mãe leva o guardanapo na direção dos olhos, o genro abaixa a cabeça e continua comendo)

(Filha - cara de espanto)

- Papai! Você nas mãos de um agiota! Quanto você deve?

(A mãe esfrega o guardanapo com força nos olhos e o genro continua comendo)

(Pai - quase sussurrando)

- Dois mil reais...

(A mãe começa a chorar compulsivamente e o genro ergue um pouco a cabeça)

(Filha - cutucando o Adalberto)

- A gente vai resolver isso, papai. Nós vamos emprestar o dinheiro pra você, né, Adalberto?

(Adalberto - comendo, de cabeça baixa e sem muita disposição)

- É, né...

(O pai coloca as mãos no rosto e se emociona)

(A mãe – emocionadíssima)

- Obrigada, minha filha. Obrigado, meu genro querido. Que Deus lhes pague em dobro...

(Adalberto - insensível)

- Eu preferia que vocês me pagassem antes dele...

Ah, Adalberto...