14 setembro 2003

Lançamento

Claro que não!





Passeata

Hoje, na Avenida Atlântica (Copacabana, RJ), será realizada mais uma daquelas passeatas pela paz, desarmamento, contra a violência ou coisa parecida. Deve ser a de número 78.094 ou bem próximo disso. Se somarmos as distâncias percorridas devem dar umas duas voltas na Terra.

Assim como o meu cachorro, todo mundo já deve ter notado que isso não serve pra nada. Ou melhor, serve pra algumas coisas: distribuição de camisetas do evento - pra você vestir e mostrar depois pra sua galera provando que é engajado e participante ativo ou ainda exibir no footing matinal diário pelo calçadão ou na orla da Lagoa Rodrigo de Freitas; desfile de “personalidades” da mídia, socialites, intelectuais e outros desocupados metidos a “politicamente corretos”; astros televisivos acenando e mandando beijinhos pra galera; políticos aproveitadores sorrindo pro eleitorado; faixas e cartazes com frases sentimentalóides.

Ao final da passeata, depois de cantarem civicamente o Hino Nacional, alguns retornam pra suas casas com o sentimento do dever de cidadão cumprido, outros vão pros barzinhos da moda beber o seu chopinho e ainda há aqueles que vão se abastecer nas “bocas” da vida.

O lamentável disso tudo é o aproveitamento barato do sofrimento das vítimas da violência e de seus familiares por parte de quem organiza eventos como esse. Utilizam as pessoas como grandes outdoors promocionais de suas atividades.

Amanhã, repercutindo o fato, todos os (de sempre) pseudos defensores da sociedade civil estarão nas páginas dos jornais e dando entrevistas pras televisões e rádios. Suas fotos serão estampadas. Frases de efeito serão destacadas. Enfim, o holofote como prêmio. Eles merecem.

Enquanto isso, a bandidagem se borra de medo tomando conhecimento dessa “resposta a altura” da sociedade civil organizada. Não me surpreenderei se os bandidos, sentindo-se ameaçados, organizarem um “flash mob” na porta do Complexo Penitenciário de Bangu.

Assim, contrariando toda a expectativa, se não ocorrer a desejada tomada de consciência coletiva por parte dos bandidos abrindo mão de suas atividades criminosas, na segunda-feira a nossa vidinha de sempre continuará. Novas vítimas da violência, infelizmente, virão.

Com as autoridades (ir)responsáveis cada vez mais inúteis e mantendo suas bundas grudadas em confortáveis cadeiras das repartições públicas, só nos resta ficar na torcida pra que não chegue a nossa vez de fazer parte da estatística da violência e servir de motivo pra outra passeata.


Duca

Lula disse que vai fazer um governo do "car....".

Diante das últimas atitudes dele, a frase está invertida.

Lula vem fazendo um "car...." de governo.