13 maio 2003

Nepotismo

Apesar de ser filosoficamente contrário a essa prática, resolvi abrir uma exceção. A partir de hoje, o meu irmão favorito (e único) mais famoso da família estará por aqui, escrevendo uma coluna.

Ele é jornalista (ninguém é perfeito) e trabalha como repórter na TV Record (eu não disse que ninguém é perfeito).

Pra começar, a coluna de hoje é, literalmente, sobre a coluna. Com vocês...



EU ODEIO HD

Piso de granito, recepção impecável, médico de jaleco moderno com crachá no peito e atendimento VIP. Tudo parecia perfeito e confiável. O motivo da minha visita àquela clínica em Botafogo, no final de novembro, era apenas profissional. Fui até lá fazer uma reportagem sobre problemas de coluna em crianças. Conversa vai, conversa vem, tudo apurado e entrevista gravada. Até que o fisiatra bem articulado e simpático, perguntou-me:

- Fernando, você tem algum problema na coluna?
- Acho que sim, mas nada sério. Só tenho uma dorzinha nas costas, depois de jogar muitas peladas seguidas, respondi com ar de atleta saudável.
- Vamos até aquela sala que vou resolver isso rapidinho, convidou-me o fisiatra.

O convite era para uma sessão de manipulação vertebral, uma técnica que consiste em alinhar e relaxar a coluna. Mas cá entre nós, mais parece uma tortura chinesa (no caso, japonesa). O cidadão pegava meus braços, minhas pernas, minha cabeça e torcia sem a menor cerimônia.

- Doutor, vai devagar porque isso não é de plástico, pedia com uma risada nervosa.
- Calma, Fernando. Eu fiz um curso na Europa e sou um dos poucos brasileiros com especialização nessa técnica.

A resposta, para o meu alívio, coincidiu com o final do tratamento.

- Você vai sair novinho daqui, brincou o fisiatra.

E ele tinha razão. Saí da clínica com uma dor novinha e crescente. Semanas depois, fiz uma ressonância magnética para saber o motivo da dor que não me abandonava. O resultado já era esperado pelo médico: HD. Na era das siglas, como DVD, CV, TPM, eu também tenho a minha. Para quem não sabe, HD quer dizer... Hérnia de Disco.

Fiz sessões de fisioterapia e acupuntura e tomei remédios. Estou agora num momento único da minha existência.: faço hidroterapia com simpáticas vovós de 70 anos. Entrei de licença no trabalho para ver se acelero a minha recuperação. O próximo passo do tratamento será RPG, outra espécie de fisioterapia.

Depois de tantas tentativas que já duram cinco meses, não descarto a última de todas as alternativas: FACA. Não, não se trata de uma nova sigla, mas sim da velha e temida operação.

E por falar em siglas, HD dói pra cara... E eu quero que aquele fisiatra vá pra PQP.

Até a próxima, espero que sem HD.

Em tempo: cuide da sua coluna.